quinta-feira, 19 de julho de 2012

Texto e Imagens de Construção coreográfica

Ainda sobre o processo de criação e construção na comunidade Vila Sapê, compartilho o texto construido a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente e das conversas sobre o dia-a-dia das crianças integrantes do projeto. As imagens que se seguem ao texto fazem parte dos dias de montagens e ensaios da coreografia "Vela".

 
Direitos e Deveres
Nossas mãos recebem a vida, preparam o amanhã através do que fazemos hoje.
Nossas mãos suportam o mundo, trabalham e ensinam. São as mesmas que mandam, obrigam, proibem e batem...
Essas mãos nos dizem constantemente o que fazer, reforçam e repetem os nossos deveres
Mas porque só deveres? Deveres, deveres, deveres ….
Porque só o que devemos e não o que podemos?
Somos crianças, e temos não só deveres, mas direitos também.
Eu tenho direito à vida e tenho o dever de preservar a vida do meu próximo.
Eu tenho direito à saúde e tenho o dever de não provocar doenças e machucados nos outros.
Eu tenho direito à liberdade, sou livre e não mais escravo.
Eu tenho direito ao respeito e a dignidade e tenho o dever de respeitar os mais velhos, meus professores, pais e amigos.
Eu tenho o direito à convivência familiar e comunitária e tenho o dever de não discriminar e nem tratar os outros com preconceitos.
Eu tenho direito ao esporte e ao lazer, tenho o direito de brincar e jogar bola.
Eu tenho direito à ter um registro para ser reconhecido como pessoa e assim cumprir com todos os meus deveres.
Eu tenho direito à Educação, à cultura, tenho o direito de estar na escola e aprender.
Eu tenho o direito de ser eu mesmo e não ser o que os outros querem que eu seja; e tenho o dever de lutar por mim.
Conhecendo os meus direitos e deveres compreendo melhor o mundo e contribuo para que a vida seja melhor.
Dessa forma encontro amigos, amigos verdadeiros que me ajudam a melhorar, progredir e aprender cada dia mais.
Amigos que estejam comigo não só na hora de brincar e bagunçar, mas também na hora de estudar e nas horas difíceis.
Amigos que vejam os meus erros e me ajudem a superar os problemas que posso criar.
Amigos que me respeitem que me aceitem como sou e que me amem como parte da própria vida.


Ensaio coreografia "Vela"






Ensaio coreografia "Vela"


Nenhum comentário:

Postar um comentário