O Diálogo com Paulo Freire


______________________________________________________

 II Seminário Paulo Freire: Educação como Prática da Liberdade



______________________________________________________

Anais do I Seminário Paulo Freire de Macaíba


Em abril de 2014, concretizou-se a primeira publicação dos Seminários de Paulo Freire que idealizados por Hailton Mangabeira, tem preenchido um espaço aberto na Educação Brasileira e na Educação Popular, no estado do Rio Grande do Norte.

Hailton é Professor da rede pública de ensino, poeta, músico, cordelista, artista, e acima de tudo, um grande sonhador de uma Educação verdadeira de qualidade, mas que não permanece no sonho. Hailton materializa cada ideia e projeto junto a outros sonhadores que vão juntando-se a ele.

Hailton Mangabeira no I Seminário Paulo Freire

Desde que o conheci, há quase dois anos, venho dividindo e sonhando com ele diálogos possíveis, no encontro e troca com outros educadores, pesquisadores e pensadores, nos Seminários que desdobram-se no solo árido do nordeste, com a potência fresca de uma chuva que alimenta a terra e a vida.
Para acessar os Anais do I Seminário Paulo Freire de Macaíba, Clique aqui

_____________________________________________________


I Seminário Paulo Freire de Macaíba
Minicurso de Dança - Educação

Antecedendo o Seminário, mas em sua programação, o Minicurso de Dança intitulado "A Dança na escola: uma proposta de construção corporal através do pensamento de Paulo Freire " reuniu professores de várias áreas. Durante as horas do curso, realizaram e compartilharam movimentos e experiências de movimentos, com o objetivo de desenvolver possibilidades corporais a partir do gesto como unidade básica do movimento. Na proposta do curso, as palavras convidavam:

"A dança expressa ideias, emoções e sensações. É uma linguagem artística que pode estar na formação do sujeito e na sua construção de mundo. Assim, a primeira questão que se coloca, é como a dança pode fazer parte dos conteúdos da escola sem reforçar a padronização de corpo e movimento, que contamina o pensamento e a ação; e sem se desvincular da vida.

A Dança pressupõe um trabalho corporal que leva ao conhecimento de si mesmo, de suas possibilidades, diferenças, habilidades e dificuldades. Esse conhecimento leva a uma consciência de seu espaço de vida e de atuação, construindo um caminho para a autonomia e cidadania. Por esse viés, a dança se torne, apropriando-se de Paulo Freire, um ato político, ético e estético.

A Teoria Fundamentos da Dança de Helenita de Sá Earp desenvolvida na UFRJ dá o suporte para a pesquisa de movimento sem se prender a modelos e técnicas, utilizando toda a capacidade expressiva e cultural, presente, física, social e emocionalmente no corpo."






















______________________________________________________

 I Seminário Paulo Freire de Macaíba

O I Seminário Paulo Freire foi um acontecimento intenso para a cidade de Macaíba. Idealizado por Hailton Mangabeira, e realizado criativamente por sua equipe de produção; contou com o apoio da Prefeitura de Macaíba, efetivando momentos únicos para seus participantes.
Importantes nomes relacionados a História, Pesquisa e Prática Freireana de várias instituições passaram pelo espaço do Cinema Pax, deixando suas memórias, imagens, pensamentos e reverberações.
Abaixo algumas imagens do primeiro dia do evento:


Hailton Mangabeira apresentando Cordel






Mesa de abertura do evento





Palestrante Marcos Guerra - OAB

Jornalista e diretor do documentário 40 Horas na Memória", Passos Jr. - UFERSA


Mesa 1: 40 horas, 50 anos depois: Paulo Freire de Angicos, Angicos de Paulo Freire

Marcos Guerra, Mírian Cidade, Hailton Mangabeira e Passos Jr.

Mesa 2: Práticas Pedagógicas: O legado de Paulo Freire.


Éder Jofre - UFERSA





Alinhando as mãos para a Ciranda

Ciranda

Equipe de amigos e produção































 
Fotos do Segundo dia:

No segundo dia do Seminário a cultura de Macaíba e regiões circunvizinhas, enriqueceu os momentos de discussão teórica, com produções de alta elaboração criativa. Artistas da região apresentaram seus trabalhos em diferentes suportes e temas mostrando a rica diversidade cultural local.
Entre peças e cordéis, os participantes puderam pensar uma Educação Popular (Freireana) que se relaciona com a vida e a Arte (popular). 

Peça Teatral "É um Livro"
Atores - Criadores: Charles Sales, Márcia Sinária e Míriam Cidade.

























Apresentação de Cordel com Ivan Umbelino da Silva.

O Ivan Cordel, nasceu em Macaíba/RN no dia 30 de julho de 1975. O poeta escreve Literatura de Cordel desde 1991, com vários títulos publicados e dois CD´s gravados no meio musical. É Técnico em Enfermagem, por isso, a maioria dos seus títulos são educativos.



















  
Cia Interart de Teatro de Lagoa do Sítio
A Cia. Interart de Teatro é da Comunidade rural de Lagoa do Sítio I e envolve crianças e jovens da própria comunidade. Além de apresentações de teatro de rua, a companhia desenvolve trabalhos de atuação e dublagem cinematográficas. Nas fotos a apresentação de "Boi de Reis".














_______________________________________________________

 
 I Seminário Paulo Freire de Macaíba



Acontece em Natal o I Seminário Paulo Freire de Macaíba, idealizado por Hailton Mangabeira. Este evento conseguiu o apoio do MEC através do Instituto Paulo Freire, e integra as comemorações nacionais pelos 50 anos da primeira ação de alfabetização de adultos em Angicos por Paulo Freire.
Neste Semináro estarei falando sobre o Projeto de Dança - Educação que desenvolvo na escola, onde associo o Método de Alfabetização de Paulo Freire ao corpo que Dança.
O evento acontece nos das 17 e 18 de outubro e terá transmissão simultânea pela internet no seguinte link:
http://orntem.com.br/

Programação completa do evento:
 
_______________________________________________________________
 
Cordel em Imagens e Movimentos

Em Setembro, Hailton Mangabeira realizou intervenções em grupos na UNICAMP com diferentes objetivos. Na Faculdade de Educação, no GEPEC especificamente, trabalhou o cordel como e na narrativa.
No Instituto de Artes em disciplina da Pós Graduação, levou o cordel como estímulo criador para imagens e movimentos.
Os vídeos produzidos  e postados na página Diálogos com Paulo Freire, são da intervenção no Instituto de Artes com os cordéis: "O Livro Amarelo" e "Sexo Frágil uma Ova"

 
“Tinha tanta da história, tinha fada e guerreiro,

Fazendeiro e vaqueiro,

Tinha rico, tinha pobre,

De camponês e de nobre,

De amor, de sentimento,

De saudade, de tormento,

De tristeza, de alegria,

De sonho, de fantasia,

Se fazia no momento.”

 


“Sexo frágil não combina, com a figura da mulher,

Que trabalha todo dia,

O dia todo se puder,

Têm os filhos, tem a casa,

É verdadeira batalha,

E um marido chato no pé.”




________________________________________________________________

 Narrativa - do Acadêmico ao Cordel

Hailton Mangabeira e sua intervenção no GEPEC - UNICAMP


A narrativa é uma construção coletiva, onde múltiplas vozes soam e ressoam ao mesmo tempo. Existindo na história, desde o inicio dos tempos nas mais variadas sociedades, ela carrega as experiências que o homem acumula, do mundo que ele percebe, sente e observa.

A narrativa é a ação de trocar experiências, de promover leituras diferentes de mundo, de promover olhares e subjetividades. Todo o texto se modifica com tempo, vai ganhando simbolismos e significações de acordo com as experiências que vão sendo vivenciadas. Dai pode-se imaginar a riqueza que um texto possui, pois ele é uma abertura à múltiplas construções não só entre as diferentes individualidades, mas também para o mesmo leitor (em épocas distintas).

A experiência constrói sensibilidades, constrói a razão e o entendimento do mundo. A narrativa é a experiência de compartilhar experiências. A história como descrição dos fatos ocorridos, é uma leitura possível de uma experiência, e não uma verdade, e os mitos são narrativas históricas, onde a magia das construções potencializam sua existência através dos tempos.

A narrativa não existe apenas na forma verbal e ortográfica. O homem expressa narrativas através de gestos, movimentos e sons. A Arte foi a primeira narrativa do homem, através da pintura e da dança, mas com o desenvolvimento da grafia e da razão cartesiana, este tipo de narrativa foi sendo desvalorizada pela sociedade. Uma narrativa pode produzir inúmeras imagens que podem se desdobrar em suportes diversos gerando repercussões e ressonâncias.

A intervenção de Hailton Mangabeira, poeta e cordelista, no GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - assim como na disciplina “ Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Relacionando o processo de criação artística com temas da psicologia profunda”, ministrada pela Professora Doutora Elisabeth Bauch Zimmermann, trouxe um tipo específico de narrativa, o Cordel, repleto de imagens e sentidos de uma cultura viva, que moveu sentimentos e lembranças nas pessoas presentes.

Intervenção de Hailton Mangabeira no Instituto de Artes

Fotos da Intervenção de Hailton Mangabeira no GEPEC - 03 de Setembro de 2013

















Fotos da Intervenção  na disciplina “ Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Relacionando o processo de criação artística com temas da psicologia profunda” - dia 04 de Setembro de 2013






















________________________________________________________________

I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire
Natal - Rio Grande do Norte
21 e 22 de Fevereiro de 2012


Minicurso: A Dança na escola: uma proposta de construção corporal através do pensamento de Paulo Freire.

Dia 21 de Fevereiro: Primeiros contatos, gestos e sorrisos
Fotos de Kacianni Ferreira

































___________________________________________________________________

 Dia 22 de Fevereiro: Ensaio para a apresentação
Fotos de Laércio Medeiros






























 Nossa Bagunça, boa demais!!!!!







___________________________________________________________________

Dia 22 de Fevereiro: Interação com o grupo Bambelô do Mestre Sérvulo Teixeira de São Gonçalo do Amarante
Fotos de Laércio Medeiros e Adriana Barcellos

















































___________________________________________________________________




Dia 22 de Fevereiro:
Apresentação da sequência coreográfica de gestos e movimentos, elaborada durante o Minicurso pelas participantes, 'bailarinas'.
Fotos de Laércio Medeiros. 



























 ___________________________________________________________________

Dia 22 de Fevereiro: Finalização do Minicurso

Fotos de Laércio Medeiros








2 comentários:

  1. Bom dia. Sabe dizer se já saiu os anais do II SEMINÁRIO PAULO FREIRE – MACAÍBA/RN??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Noite.
      Os Anais do II Seminário Paulo Freire de Macaíba ainda não foram publicados por problemas técnicos. Espero resolver tudo para que ele esteja no ar ainda neste mês de maio.
      Um abraço

      Excluir