quarta-feira, 26 de março de 2014

Antonin Artaud na Cia Amok de Teatro

Acompanho o trabalho da Cia Amok de Teatro há algum tempo. Trabalho sensível, profundo e simbólico.
"Cartas de Rodez" foi o primeiro que me chamou a atenção, por tratar do universo da loucura vivenciado e descrito por Artaud em cartas à seu médico. Estas cartas foram escritas de 1943 a 1946, período em que Artaud esteve internado no manicômio de Rodez.
Coincidentemente este espetáculo estreou no Rio, no Instituto Philipe Pinel, quando eu começava a minha imersão e pesquisa nos labirintos da loucura, na tentativa de compreender o processo vivido por Nijinsky, que resultou anos depois no espetáculo Skizo.

Skizo foto de Stefan Patay

Acompanhei um Ciclo de Debates, intitulado "Teatro e Loucura: Vozes da Cidade", que aconteceu na mesma sala onde a peça era encenada. Lembro do cenário que permanecia montado durante o ciclo de palestras e de como aquelas imagens eram marcantes.
Só anos mais tarde, consegui assistir a peça, e a profundidade da montagem só reafirmou o universo tão doído e tão devastador da loucura.


 "A vida é a imitação de algo essencial, com o qual a arte nos põe em contato"
Antonin Artaud


“Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que eles sejam ouvidos”.
 Antonin Artaud



“O eletrochoque me desespera, tira minha memória entorpece meu pensamento e meu coração, transforma-me num ausente que se percebe ausente e se vê durante semanas perdido em busca de seu ser como um morto ao lado de um vivo.
Na última série eu fiquei durante todo o mês de agosto e setembro absolutamente impossibilitado de trabalhar, de pensar e de me sentir ser. Peço que me poupe de uma nova dor, isto me fará repousar, Dr. Ferdière, e preciso muito de um repouso.”
 Antonin Artaud

Ana Teixeira, diretora da peça e da Companhia escreveu em 1999, um belíssimo artigo sobre a peça e Artaud intitulado "O Teatro da Cura Cruel", publicado na Revista Interface, uma publicação da UNESP que aborda a relação entre saúde mental, educação e cultura. Para acessar o artigo completo  Clique aqui

Fonte:  http://www.amokteatro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário