quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Reunião Científica ABRACE

Em outubro de 2013 aconteceu a VII Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais.

Arnaldo Alvarenga - Presidente da Gestão atual

Com o tema “Arte da Cena: a pesquisa em diálogo com o mundo”, o encontro objetivou "[...] debater, pensar, agir, pesquisar as artes da cena em suas relações com a sociedade atual, perguntando-lhe sobre seus efeitos, consequências, zonas e vetores de impacto na vida acadêmica e para além dela.
Nessa VII Reunião Científica, a proposta foi promover uma avaliação do estágio atual das colaborações traçadas entre pesquisadores da associação, as produções conjuntas realizadas e, também, descortinar novos modos de colaboração." (Fonte: http://portalabrace.org/1/index.php/vii-reuniao-cientifica-da-abrace)
Além das reuniões, discussões e resoluções de cada um dos 11 Grupos de Trabalho, o evento teve o privilégio de contar com duas conferências internacionais além das mesas - redondas, coquetel dançante e uma exposição sobre Rolf Gelewski, montada pelo Professor Paulo Baetta.


Paulo Baetta e Elisabeth Zimmermann na Abertura da Exposição

A conferência de abertura foi com com o filósofo, ensaísta e crítico português, Dr. José Gil, da Universidade Nova Lisboa.
Falando sobre "O Corpo e a busca do ator", José Gil passeou pelos estados corporais de criação que atravessam a pele do ator - bailarino, na tentativa de mesclar o interior do sujeito, no exterior da vida.
"O espaço cênico é intensivo, pois sofre a intensificação do corpo, das intensidades que o corpo vive, em seus espaços internos e externos."

Jose Gil na Conferência de Abertura

A professora e pesquisadora mexicana Dra. Patrícia Cardona, do Instituto Nacional de Belas Artes, tratou da Educação Artística como produção de Arte dentro da escola.
"O professor que é artista - criador, transmite através da sua presença, toda a sua poética [...] Cada poética é única, e tem-se que trabalhar simples dinâmicas para que se possa imaginar sem medo, criar sem medo. Há a invenção de um mundo diferente, sensível, único e imaginativo."

Patricia Cardona
 E além das Reflexões, nos divertimos....

Com Elisabeth Zimmermann, Juliana Cunha e Natália Alleoni
Com Rey Otero

Com Gaby Alcofra

Com Andréia Gonçalves

Com Elisabeth Zimmermann e Andréia Gonçalves

Elisabeth Zimmermann, Natália Alleoni, Paulo Baetta e Tânia Meireles

Paulo Baetta, Natália Alleoni, Elisabeth Zimmermann e Tânia Meireles.
No site da ABRACE é possível acessar e ler o material disponibilizado das Reuniões e Congressos anteriores, enquanto esperamos pelo material deste ano. Acesse a página e o conteúdo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário