sábado, 16 de novembro de 2013

I Seminário do PPG Artes da Cena da UNICAMP


Aconteceu em Outubro o I Seminário do PPG de Artes da Cena da UNICAMP.
Em sua primeira edição, o Seminário discutiu as pesquisas que são realizadas dentro do programa, em três dias de atividades, com sessões de contribuições de alunos (mestrandos e doutorandos), e professores, com suas pesquisas.
Uma atividade com o convidado Antônio Nóbrega, que foi professor da UNICAMP no período de formação do curso de graduação em Dança, encerrou a programação. A atividade foi uma Palestra Demonstração, com elementos artísticos em torno da sua pesquisa e prática que envolve as manifestações dançadas do universo popular brasileiro.
Abaixo, algumas pesquisas que mantém um contato com o Inconsciente de Jung, e com a Professora e Pesquisadora Elisabeth Bauch Zimmermann.

Elisabeth Bauch Zimmermann, Professora e Pesquisadora do Programa
 O trabalho apresentado pela Prof. Doutora Elisabeth Bauch Zimmermann, intitulou-se " A Relação do Processo de Criação na Dança com a Psicologia Profunda." Em sua fala abordou alguns elementos da Psicologia Analítica na relação com o Processo de Criação. Abaixo algumas palavras da sua apresentação:

"A psique é a continência que existe dentro do indivíduo; e é tão viva quanto a realidade física."

"O movimento do artista é simbólico, carregado de significados que ultrapassam a sua vida pessoal."

"É necessário permitir que o símbolo mobilize o ser e a ação, abrir o caminho (inseguro) para as imagens e conteúdos que surgem."

"A obra de arte verdadeira, expressa o conteúdo humano, identificado por outros seres humanos."


Kamilla Mesquita, Doutoranda em Artes da Cena
Kamilla Mesquita apresentou o trabalho desenvolvido no Mestrado, intitulado: "Mulheres de Pedra: estudo das sensações de movimento presentes na obra da escultora francesa Camille Claudel"; com lindas imagens das esculturas de Camille e de seu processo de construção coreográfica.
As palavras de sua fala também vieram carregadas de imagens, "Seres de sensação"; "Punctum escultóricos", e a frase citada de Deleuze e Guattari:
"A Arte é a linguagem das sensações, que faz entrar nas palavras, nas cores, nos sons, ou nas pedras."
Kamilla levou seu "Caderno de Artista" com a documentação do seu processo de criação, delicado e rico material que deixou sob minha responsabilidade. Parecia um presente do universo para a apresentação que aconteceria no dia seguinte.

Natália Alleoni, Mestranda em Artes da Cena

"Entre Rastros, Laços e Traços - O Corpo, suas memórias e um processo criativo em Dança", é o trabalho de Natália Alleoni, em fase de conclusão. Mergulhando em si mesma e na potencialidade de suas histórias, memórias e marcas, vem descobrindo e se descobrindo, num processo de criação que também é um Processo de Individuação.
"As vezes estar só com as imagens e o que não se conhece, é muito difícil e dolorido."

Juliana Cunha, Doutoranda em Artes da Cena
Juliana Cunha apresentou o seu trabalho de Mestrado intitulado: "Rolf Gelewski e as inter - relações entre forma, espaço e tempo: uma proposta pedagógica de improvisação para processos criativos em dança." Contando um pouco da história deste importante pesquisador em Dança da década de 60 na Bahia, Juliana acrescentou aos fatos biográficos, o seu método de improvisação, estudo e criação do movimento.

Encerramento com Antônio Nóbrega








Nenhum comentário:

Postar um comentário