sábado, 2 de fevereiro de 2013

Luzerna

Alguns sonhos são tão fortes e carregam imagens tão potentes que me calam. Hoje estou assim calada pela ação do inconsciente, não sei o que ele quer me dizer, mas entendo que não é algo fácil.
A lembrança do sonho desta noite começa com muitas luzes, como se fossem muitos faróis que vinham em minha direção e me cegavam. Entendi depois que eram faróis de carros, (pareciam muitos), e que eu tinha sido atropelada.
Depois estou dentro de um ônibus, eu sento sempre no primeiro banco solitário e fico em silêncio, tudo está em silêncio, nem o motor do ônibus faz barulho; também não há vozes de pessoas conversando, pois só estamos eu e o motorista no ônibus. O Ônibus vaga por ruas muito escuras, e só há luz nele, como se fosse um vagão de luz em meio a trevas. Eu desço de um ônibus e entro em outro, faço isso muitas vezes, parece que eu estou vagando. Nesse momento reparo que os motoristas sempre escolhem um lugar melhor para eu descer. Desço do ônibus e me vejo caminhar com muita dificuldade, percebo que minhas pernas estão tortas e deformadas. Penso com tristeza: "Estou aleijada, e minha dança?"




Luzerna significa clarão de luz, forte e intenso.
Essa postagem, chamei de Luzerna, por causa das luzes muito fortes do sonho desta noite, que acabei associando com essa lenda.
Segundo os moradores e frequentadores de caminhadas noturnas, as Luzernas as vezes apareciam no escuro da floresta, luzes que eram algum tipo de assombração. Quando alguém via uma Luzerna, não podia falar dela, apontar ou ficar olhando, pois elas vinham em cima, como num ataque.
Procurando pela descrição desta lenda achei pouca coisa, poucos relatos

"No Vale de Santa Luzia a Luzerna vivia andando à noite nas estras e trilhas da região em plena escuridão. E vez em quando passava por dentro do povoado Barrinha de Santa Luzia, quando ainda não tinha eletricidade e assustava os moradores. A Luzerna é uma bola de luz que fica flutuando pelas estras e caminhos, de longe parece um farol de automóvel."
Fonte:  http://imitaideias.wordpress.com/2011/09/23/mitos-e-crendices-no-vale-de-santa-luzia/


"Luzernas no popular do imaginário popular nordestino se refere a duas luzes que se degladiam a noite inteira batendo uma contra a outra (seria a alma de dois cumpadres que morreram sem se falar). Em alguns casos essas aparições partem para cima dos mais curiosos que tentam ver de perto o que está acontecendo, daí vem o nome de Fogo Corredor."

Fonte: http://aquidenois.blogspot.com.br/2012/06/lenda-popular-voce-sabe-o-que-e-luzerna.html

Fonte da Imagem: http://ficcaoc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário