domingo, 27 de outubro de 2019

Museu de Imagens do Inconsciente - Campanha de Benfeitoria


Uma campanha de financiamento coletivo esta aberta para expansão e proteção do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente.
"Um espaço de afeto, coragem e arte. 
O Museu Imagens do Inconsciente reuniu ao longo de 70 anos cerca de 400 mil obras que guardam um importante capítulo da história da arte brasileira e representam uma comunidade de usuários de serviços de saúde mental em um processo baseado no convívio, no afeto, na redução de estigma e ações de cidadania.
 A instituição foi criada para acolher a abundante produção dos ateliês da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro. O tratamento conduzido pela psiquiatra Nise da Silveira usava a arte no lugar dos tratamentos psiquiátricos tradicionais à época, como o eletrochoque, a lobotomia, o coma insulínico.
O Museu de Imagens do Inconsciente (MII) possui a  maior coleção do mundo no gênero. Grande parte dessas obras foi tombada pelo IPHAN, como reconhecimento da importância dessas obras para a cultura brasileira. 
Esse acervo gerou exposições, filmes, publicações – resultado de pesquisas e atividades múltiplas do museu em seus vários setores. Tem servido de inspiração para profissionais de várias áreas, que incorporam os princípios de liberdade e criatividade, da expressão espontânea, em suas práticas. 
É por acreditar que esses fundamentos são essenciais para qualquer pessoa ou cidadão integrar à sua vida para viver uma existência onde a saúde mental se traduz em equilíbrio e harmonia com o meio ambiente que o MII está ampliando sua capacidade de atendimento e serviço à população, com a integração de novos espaços e a requalificação de seu entorno." (Texto descritivo do Projeto com seus objetivos) Para acessar e participar da campanha acesse Aqui
 
Referências:
https://benfeitoria.com/imagensdoinconsciente?ref=benfeitoria-pesquisa-projetos
http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/#index
https://desenhosrealistas.com.br/loucura-e-arte-como-cura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário