Projeto Gesto

Enfim a Estréia!
Mostra final do Programa Elos de Cidadania da Superintendência de Educação Ambiental do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A culminância aconteceu no Colégio Estadual Princesa Isabel em Petrópolis, no dia 27 de novembro. Durante a mostra foram apresentados os diagnósticos sócio-ambientais desenvolvidos pelos mobilizadores e alunos nas escolas. O Projeto Gesto integrou o Programa Elos de Cidadania no Colégio Estadual Cardoso Fontes.

Fonte: https://www.facebook.com/elosdecidadania?fref=ts


Rayssa Soares

Vitória Fraga
Thays Fragoso e Rayssa Soares
Rayssa Soares e Vitória Fraga
Vitória Fraga e Rayssa Soares
Thays Fragoso e Rayssa Soares
Thays Fragoso e Rayssa Soares
Thays Fragoso, Rayssa Soares, Adriana Barcellos e Vitória Fraga
Thays Fragoso, Rayssa Soares e Vitória Fraga
Adriana Barcellos e Thays Fragoso

Vitória Fraga, Thays Fragoso, Adriana Barcellos e Rayssa Soares

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Último Ensaio - Expectativas!


Vitória Fraga, Rayssa Soares e Thays Fragoso









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Água de beber - Ensaios Finais
Novos integrantes e Mudanças .....



Barbara Pio e Iara Tavares







Barbara Pio


Iara Tavares

Bruno Soriano, Gabriel Barreiros, Iara Tavares e Barbara Pio


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Concurso Internacional de Redação de Cartas - UPU

Ano passado, em consonância ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, os Correios juntamente com a União Postal universal - UPU lançaram o 42o Concurso Internacional de Redação de Cartas com o tema: "Escreva uma carta à alguém para lhe explicar porque a água é um recurso precioso." O Objetivo do concurso é "[...] desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita." (Fonte: Correios)

Os candidatos deveriam ter até 15 anos de idade e pertencerem ao ensino público ou privado. O concurso foi composto de 4 etapas: escolar, estadual, nacional e internacional. A vencedora da etapa nacional, a estudante Maírla Marina Ferreira Dias, da cidade de Quixaba em Pernambuco representou o Brasil em Berna, na Suiça,com uma carta dirigida a jovens de todo o mundo.

Eis a Carta de Maírla

Queridos jovens de todo o mundo,

Sou uma habitante do Nordeste brasileiro, mais especificamente do sertão pernambucano, e atualmente vivo o drama causado pela estiagem que afeta esta região desde o início de 2012. Na minha comunidade, assim como em muitas outras, o abastecimento das casas está sendo feito através de carros-pipa, pois os mananciais secaram completamente e a população já não recebe mais água encanada. Todos os pecuaristas tiveram seus rebanhos reduzidos drasticamente, afetando a produção de leite e carne bovinos. O saudoso Luiz Gonzaga retrata bem essa realidade em sua música Asa Branca: “Que braseiro, que fornalha, nenhum pé de plantação! Por falta d'água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão!”

Diante desta situação, pode-se perceber a importância e a preciosidade da água. A falta de recursos hídricos no Nordeste ajuda a reafirmar que este é um bem indispensável a todos os seres vivos, já que se faz necessário em vários setores da nossa vida, desde a higiene pessoal até a manutenção do organismo.

Infelizmente, hoje em dia existem muitas pessoas que não reconhecem que a água, apesar de muito abundante em determinadas regiões, é um recurso natural esgotável, e devido a isto desperdiçam um bem que é patrimônio de todos. Este fato me preocupa, pois as consequências serão sentidas futuramente, e seremos prejudicados, deixando uma triste herança para os nossos filhos e netos. Além do desperdício, outro fator também ameaça a conservação desse recurso tão precioso. A contaminação das fontes de água potável está se tornando um problema cada vez mais grave.

Acredito que o poder de dar um fim ao desperdício da água e reverter esta situação está nas nossas, já que os jovens são a renovação do mundo em que vivemos. A juventude pode e deve colaborar com essa missão de preservação desse bem tão precioso. É nosso direito exigir das autoridades medidas que possam diminuir os efeitos da poluição das águas. A instalação de redes de saneamento básico é um exemplo de como assegurar o direito à população de ter acesso à água tratada.

Já a solução para o desperdício deve partir de cada um de nós, sejamos jovens ou não. A consciência é a maior arma de preservação dos recursos hídricos, e a melhor forma de conservar um patrimônio natural da humanidade.

Espero que esta carta consiga sensibilizá-los, e que juntos possamos cobrar das autoridades, que têm o poder nas mãos, ações imediatas e eficazes de conscientização da população, investindo em obras de prevenção e preservação dos mananciais existentes que ainda não foram poluídos.

Os jovens já mostram sua força, ajudando a derrubar ditadores; em busca da democracia, muitos deram sua própria vida em campos de batalha. Por que não lutamos por esse bem precioso e indispensável para a existência de vida no planeta Terra?

Então, como nos propõe Geraldo Vandré, “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”

Atenciosamente,
A estudante Maírla Marina Ferreira Dias, de Quixaba-PE (330 km de Recife), foi a campeã. O tema de 2013 – Ano Internacional de cooperação pela água – foi: Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso.
Maírla tem 14 anos e cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Tomé Francisco da Silva. Ela concorreu com mais 5.150 estudantes de até 15 anos. Mais de 3 mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram.
- See more at: http://blog.correios.com.br/correios/?p=6385#sthash.IEDSeonp.dpuf

A estudante Maírla Marina Ferreira Dias, de Quixaba-PE (330 km de Recife), foi a campeã. O tema de 2013 – Ano Internacional de cooperação pela água – foi: Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso.
Maírla tem 14 anos e cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Tomé Francisco da Silva. Ela concorreu com mais 5.150 estudantes de até 15 anos. Mais de 3 mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram.
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Maírla Marina Ferreira Dias
No concurso deste ano, 5.151 alunos de mais de 3 mil escolas do Brasil escreveram redações para explicar “por que a água é um recurso precioso”. A estudante pernambucana se destacou com uma carta dirigida a “todos os jovens do mundo”, na qual retratou o drama da seca vivido pelos sertanejos desde o início de 2012 e os convoca a preservar e economizar água. A carta de Maírla representou o Brasil na etapa internacional do concurso no início de outubro, em Berna, na Suíça. - See more at: http://blog.correios.com.br/correios/?p=8235#sthash.FDhmchkP.dpuf
Fonte:
http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/preservacao-da-agua-e-tema-de-concurso-de-redacao-de-cartas/
http://www.sistemampa.com.br/fique-por-dentro/confira-o-resultado-do-concurso-de-cartas-dos-correios/
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm
http://blog.correios.com.br/correios/?p=8235

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Autonomia no Projeto

Em outubro, tive que me ausentar da escola e do projeto por três semanas, por estar participando de Seminários e Congressos.
Com o espetáculo em fase de montagem, deixei como tarefa que as alunas integrantes treinassem a coreografia para não esquecerem o que havia sido montado.
Minha surpresa na volta das viagens, foi um exemplo de autonomia: as alunas haviam reservado horário e sala na escola, ensaiado as sequências coreográficas e ajudado as alunas com dificuldades.
O projeto segue orientação freireana, na construção coreográfica e no trabalho de apropriação corporal. Paulo Freire mostrou estar presente além das montagens coreográficas, alcançando as atitudes e a vida das alunas.


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Experimentando alguns espaços
Colégio Estadual Cardoso Fontes - Petrópolis / RJ


Andreza Batista e Jaqueline Lisboa



Rayssa Soares, Andreza Batista e Thays Fragoso
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Ano Internacional de Cooperação pela Água

Juliana Oliveira

A água é vital para a manutenção da vida, do bem-estar e para o desenvolvimento, mas as fontes do planeta são limitadas. Dados da ONU indicam que apenas 3% da água terrestre é adequada para consumo humano. Estima-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos.
Os desafios para a segurança da água cresceram e tomaram proporções globais. Em busca de soluções conjuntas para esses problemas, a Assembleia Geral da ONU declarou 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A iniciativa tem o apoio dos Correios do Brasil.
Neste Dia Mundial da Água (22/03), os Correios lançam, em Brasília, emissão especial do Ano Internacional da Cooperação pela Água. O bloco com dois selos postais será lançado no Museu da República durante a abertura do Seminário “Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional da Cooperação pela Água”.


A água também é tema, em 2013, do Concurso Internacional de Cartas da União Postal Universal (UPU), organizado no Brasil pelos Correios. Aberto a estudantes de até 15 anos, o concurso convida o participante “escrever uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”, despertando o interesse pela escrita e a consciência ambiental.
Hora do Planeta - Em Brasília, os principais edifícios da Esplanada dos Ministérios serão iluminados de azul para comemorar o Ano Internacional de Cooperação pela Água e chamar a atenção para a Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour. No sábado (23/3), às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Matéria publicada em 22 de Março de 2013 no endereço eletrônico:
http://blog.correios.com.br/filatelia/selos-registram-o-ano-internacional-de-cooperacao-pela-agua/
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Projeto Gesto – A Dança Contemporânea na Escola

Colégio Estadual Cardoso Fontes

2013



 
Oficina de um corpo que, em movendo, dança
Projeto Gesto
Possibilidades de horários:
2as de 12:45 às 14:00
3as de 17:00 às 18:15
Informações e Inscrições
Profa.: Adriana Barcellos

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Elos de Cidadania e Projeto Gesto


O Projeto Gesto passa a integrar o Projeto Elos de Cidadania desenvolvido pela Secretaria de Educação Ambiental junto as escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2007, o programa Elos da Cidadania tem por objetivo debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

O programa leva a Agenda 21 para o dia a dia escolar. Inicialmente, as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas ambientais e sociais, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para, em seguida, organizar uma agenda de ações a serem executadas em parcerias com as comunidades do entorno.

Até julho de 2012, o Elos de Cidadania chegou a 125 unidades escolares da rede pública (56 estaduais e 69 municipais), beneficiando 3.240 estudantes e 557 professores de 20 municípios: Areal, Belford Roxo, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Sapucaia, Trajano de Moraes e Teresópolis.


O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a Uerj e o Cecierj, e com apoio das secretarias de Educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).


Fonte:
http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1130539
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Momentos



Vitória Fraga e Rayssa Soares

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Vagando pela rede, deparei-me com este mito:


Cócito
Um dos cinco rios do submundo junto de Lete, Aqueronte, Estige e Flegetonte, é o rio das lamentações, chamado também de rio das lágrimas. Ficava próximo à entrada do Hades, correndo paralelamente ao Estige e ao Flegetonte, sendo esses os rios os quais Caronte atravessava ao levar as almas. No local em que encontrava o Flegetonte, era formada uma cascata.

Suas águas eram extremamente frias e salgadas, fruto das lágrimas das almas as quais, por não terem sido sepultadas corretamente ou não terem como pagar Caronte, ficavam vagando em seus bancos por centenas de anos, até que pudessem comparecer perante os três juízes do submundo, para enfim conhecerem sua sorte definitiva.

Fonte:
http://olympiansbr.blogspot.com.br/2013/11/cocito.html

Acesso: 15/11/2013
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Gotas D'água
Formada de hidrogênio e oxigênio, é a molécula procurada pelos cientistas e pesquisadores em universos distantes como possibilidade de vida.
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 Por que um Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013?

A água é vital para a vida e o desenvolvimento, mas as fontes de água no planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação pela água que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões de pessoas. A pressão sobre os recursos hídricos está aumentando com seu uso pela agricultura e pela indústria, com a poluição e a urbanização e com as mudanças ambientais e climáticas. A cooperação pela água assume muitas formas, desde a cooperação através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, ao intercâmbio de dados científicos, à cooperação em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas. Uma coisa é certa – a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água.

O desenvolvimento da cooperação pela água envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica. É um veículo para o intercâmbio, para a construção da paz e a fundação para um desenvolvimento sustentável.
Texto retirado do Site da Unesco. Para ler a matéria toda Clique aqui
 
Cinco objetivos estratégicos vão pautar a Campanha Cooperação pela Água 2013:
  1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
  2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
  3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
  4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
  5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
Fonte: 
http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/2013-sera-o-ano-internacional-para-a-cooperacao-pela-agua/
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Cia Barcellos
Colégio Estadual Cardoso Fontes - Petrópolis/ Rio de Janeiro



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Projeto Gesto - 2012
Colégio Estadual Cardoso Fontes - Petrópolis/ Rio de Janeiro

Processo de Criação da Performance: Copos que se Sustentam

Processo de Criação

No Colégio Estadual Cardoso Fontes, o projeto de Dança – Educação está inserido no Projeto do Meio Ambiente (ainda sem nome), onde uma equipe de professores de diversas áreas (inglês, história, educação física, biologia e supletivo) estão envolvidos em desenvolver a conscientização sobre o Meio Ambiente, em várias frentes: recursos renováveis e não renováveis; aquecimento global; energia sustentável; lixo e reciclagem; poluição e etc. A culminância do projeto será no dia 05 e 06 de junho, Semana do Meio Ambiente, com a ocupação de vários espaços da escola e vários eventos acontecendo ao mesmo tempo. Os alunos se dividirão entre esses espaços para apresentar trabalhos, assistir trabalhos e acompanhar seus familiares pelas atividades.
Meu desejo e inspiração é realizar duas ações, uma construção coreográfica e uma instalação. A construção coreográfica é aberta para todos os alunos (de todas as séries do turno da noite) que quiserem participar e terá a participação de estagiários do curso de Educação Física da UCP.

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1o Encontro:

A ansiedade me tomou no primeiro dia por não saber o que ia acontecer, se haveria inspiração ou não.
O encontro começou com Sthefanie (aluna do 3o ano do Ensino Médio) e Ana Lívia (estagiária de Educação Física da UCP). Falei sobre algumas ideias para o trabalho (como a utilização de copos descartáveis), e frisei o caos que costuma acompanhar o processo criativo, para minimizar a confusão de pensamento e ação que pode se instaurar pelas constantes idas e vindas.
Pedi que pensassem sobre o meio ambiente e que relatassem as imagens que surgiriam. As duas disseram verde, Ana Lívia focou floresta e eu estava movida pela água.
Sugeri que transcrevêssemos para o movimento as imagens verbalizadas. Ana Lívia construiu uma sequência e acrescentou ondas e galho quebrado na sua movimentação. Sthefanie teve dificuldade na transcrição, e ao pedir que ela repetisse as palavras fiquei observando seus gestos e ela falou:
  • Verde,
  • Esperança,
  • Duas palavras difíceis!
Pedi que repetisse e mantive o olhar em seus gestos, a partir deles construímos um início de frase.
Foi um encontro produtivo, saímos dele com duas frases de movimentos, e muitas palavras/imagens:
  • Verde, floresta, balanço de árvore, galho quebrado, água, onda, banho de cachoeira e balde d'água.
Quanto a algumas imagens que me vieram, pensei na água que vem das chuvas, que está nos rios e cachoeiras, nos copos matando a sede, nos baldes das lavadeiras. Fiquei com a sensação de frescor e de prazer pela possibilidade lúdica de contato com a água.
Para o início levei como trilha sonora para nos inspirar dois álbuns do músico Siri.
Siri - Biografia
“Ao contrário do que normalmente se espera da música contemporânea brasileira, o percussionista, arranjador e produtor Siri faz música contemporânea, misturando arranjos de instrumentos de cordas e de sopro com inusitadas percussões, vídeo-arte e performance. Em seu trabalho de estréia, “Siri” (independente), de 2004, o músico levou aos palcos sua parafernália musical e encantou o público com seu inusitado instrumento: uma sucata de Fusca 69 com motor, latarias e capota. Uma verdadeira orquestra urbana.”(Extrato do texto biográfico retirado do site do músico, link abaixo)
 Para saber mais sobre o músico e ouvir suas músicas Clique aqui

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2o Encontro:

No segundo dia chegou Daniele Stutzel (aluna do 2o ano do Ensino Médio) com imagens diferentes das descritas por Sthefanie e Ana Lívia no primeiro encontro. Comecei com ela da mesma forma, perguntando sobre o meio - ambiente e observando seu corpo e seus movimentos durante a sua fala. Começamos juntas uma frase.
“Eu entendo como o meio - ambiente como o que tem acontecido hoje em dia com o planeta: desmatamento, poluição, fogo queimando árvores, acabando com a Amazônia e os animais.”
Ana Lívia e Sthefanie estavam cansadas, estressadas e não quiseram criar nada. Pus-me a desenvolver as sequências iniciadas no primeiro encontro.

Levei outra trilha para as nossas pesquisas, a trilha de João Nabuco para “Os Carvoeiros”.O filme com roteiro de José Padilha tem imagens pesadas e tristes, mas mostra a realidade do trabalho infantil e do desmatamento para a produção de carvão.

“Documentário que nos coloca em contato com a vida dos trabalhadores de carvão vegetal, acompanhando o processo de carvoejar no cotidiano de famílias do interior de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Filmado sem roteiro prévio, no estilo "cinema verdade" que caracteriza a obra do diretor, traz depoimentos dos carvoeiros, que narram suas próprias histórias. O resultado é um retrato da estrutura social das famílias pobres do interior do Brasil. Com o apoio de organizações importantes, como a Conservation International e a Unicef, o documentário traz cartelas curtas e objetivas que informam o uso dado ao carvão depois que saem das florestas. Produzido a partir das matas brasileiras, envolvendo trabalho infantil e semi - escravo, o carvão vira aço e é incorporado em automóveis e residências.”( Sinopse extraído do trailler do filme)



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3o Encontro:

O terceiro encontro contou com a presença apenas de Sthefanie , Ana Lívia e Daniele não foram. Passamos várias vezes as sequências iniciadas e prosseguimos na construção.
A idéia inicial era cada uma ter uma movimentação, aprender uma a da outra e depois talvez juntar trechos, promover encontros....
Acho que está tudo misturado, vou ter que pensar em como resolver.
Comecei a pensar e brincar sózinha com a cena dos copos plásticos. Levei uma música do Arnaldo Antunes, trilha do espetáculo "O Corpo", do Grupo Corpo, que se chama "Momento III".
Temos pouco tempo para montar, e o processo não está acontecendo como eu gostaria. Temos apenas 50 minutos por semana, as meninas trabalham durante o dia e chegam muitas vezes cansadas. Gostaria de um processo mais participativo da parte delas (seria mais construtivo para elas), mas sinto que não vai ser possível.
As sequências estão ficando belas e elas estão gostando, mas dessa forma vai ficar muito com a minha cara e com o meu movimento, não era isso que eu queria, enfim....

Abaixo a trilha citada acima:
Música de Arnaldo Antunes com a participação de Mônica Salmaso


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 4o Encontro:

O quarto encontro quase não aconteceu por uma impossibilidade minha (cirurgia na boca); e por não estar bem, esqueci até de levar as músicas. Fernanda Kronemberg (aluna do segundo ano da noite) chegou e continuamos o trabalho com os copos plásticos no chão.
Pensei esta sequência toda na base de pé e toda trabalhada no plano frontal, respeitando a delimitação estabelecida pelos corredores de copos que faríamos no chão. Conseguimos estabelecer uma pequena sequência de experimentações. Não comecei nada com Fernanda para o início do trabalho. Vou deixar para o próximo encontro. Estou preocupada, pois temos pouco tempo.

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5o Encontro:

Ensaio com Stephanie. Passamos sequências já montadas e avançamos na criação de mais movimentos.
Em um determinado momento, Stephanie me perguntou o que significava uma sequência que eu tinha feito. Disse a ela que quando fazemos algo que não conseguimos explicar ou nomear (gostando ou não), mas aceitamos, é porque veio do fundo de quem somos, e por isto verdadeiro. Esta foi a explicação que dei para simbólico.

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6o Encontro:

Muitas coisas aconteceram: faltas, burocracias com o andamento do projeto na escola, mudança de data.....
Stephanie está com problemas para chegar ao ensaio (problemas de horário e de vida), hoje chegou tarde e apenas conversamos.
O estágio com os alunos da UCP vai acabar mais cedo e Ana Lívia não estará mais conosco na data marcada para a apresentação.
O que fazer????????  Desistir???????

Dia de conversa com Stephanie e Ana Lívia


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7o Encontro:

Não posso deixar a construção se perder frente a tudo o que fizemos. Pensei em adaptar o que temos, transformar, juntar a idéia dos copos e a sequência de movimentos.
Gosto da ideia da ação de amassar os copos, gosto do barulho e da forma diversa que os copos vão ficando.

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8o Encontro:

Tenho pensado em um roteiro para o trabalho. Poderíamos transformar a coreografia em uma Performance. Estabelecemos algumas ações com os copos, talvez um caminho que pudessemos percorrer amassando os copos e levando o público até um lugar onde faríamos a sequência de movimentos.
Talvez funcione!

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9o Encontro:

Proposta de Roteiro:
1- Pegar o como com um pouco d'água, beber.
2- Depois de vazio, equilibrar na mão e percorrer o espaço até chegar ao chão. Chegar a sua ilha (um local escolhido onde já existem alguns copos amassados e/ou não).
3- Brincar com os copos na sua ilha, amassando alguns e construindo um sentido.
4- Em sucessão, juntar a ilha e começar com a sequência da Daniele, esperar no chão.
5- Subir junto, começar a sequência da Stephanie, fazer uma vez e ir até o final incluindo a sequência da Ana Lívia.

Realizamos o Roteiro algumas vezes para sentir como aconteceria. Parece que funcionará.

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10o Encontro:
O Roteiro pode começar na escada da escola, descer até o hall de entrada, onde aconteceria a sequência de movimentos.
1- Copos colocados aleatoriamente pelos degraus e espaços da escada até o hall de entrada.
2- Descer a escada amassando os copos. Voltar aos degraus superiores para pegar os copos amassados. Repetir essa ação até chegar a ilha com quantos copos conseguir carregar.

Combinamos essa parte olhando o lugar onde essa ação vai acontecer, só não fizemos para economizar os copos.

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Dia do Meio Ambiente: Ensaio da Performance com Stephanie e Ana Lívia









Abaixo a filmagem do ensaio feita pela Professora Solange Mattos, autora e participante do projeto.




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Culminância do Projeto - 02 de Julho de 2012



Performance: Copos que se Sustentam
Criadoras- Interpretes: Stephanie Felix e Adriana Barcellos
Direção: Adriana Barcellos
Trilha Sonora: João Nabuco - Os Carvoeiros
Fotos de Laura Fontana
























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