terça-feira, 7 de janeiro de 2014

I Seminário do PPG de Artes da Cena

O I seminário Interno do PPG de Artes da Cena, reuniu na UNICAMP, em outubro do ano passado, os pesquisadores e professores do Programa de Pós - Graduação com a apresentação das pesquisas em andamento, iniciais e concluídas.
Neste Seminário apresentei minha pesquisa que encontra-se em andamento, intitulada (a princípio) "L'aprés Midi d'un Faune: Rastros do Processo como Processo de criação".

 
O objeto de estudo da pesquisa apoia-se no Processo de Criação em Dança utilizando duas teorias de áreas distintas, a Psicologia Analítica e a Crítica Genética com a investigação da obra coreográfica L'aprés midi d'un Faune. O estudo da obra em seu processo de criação pretende alcançar os elementos simbólicos, míticos e arquetípicos presentes, com o intuito de criar uma nova obra, com os mesmos elementos em outro tempo histórico.
A Crítica Genética é uma área de pesquisa, que busca o conhecimento dos caminhos trilhados pelo artista com enfoque nos vestígios que circundam a construção da obra: os escritos, anotações, desenhos, filmagens, dúvidas e angústias.
“Essa ciência veio para reafirmar que o surgimento de uma obra de arte é resultado de um trabalho que exige tempo, disciplina e dedicação do artista. Ela veio para desmistificar a noção da obra que nasce em um 'passe de mágica', e lança um novo olhar sobre o trabalho artístico.” (Langendonk, 1998, p.14)
 
A obra: L'aprés Midi ......

A obra escolhida, de 1912, é uma obra marcante na História da Dança, e que na época causou incômodo e escândalo, entre sentimentos de provocação moral e outros de reconhecimento artístico.
A utilização do registro de outro artista, das suas imagens na tentativa de uma recriação que estabeleça uma ponte entre o criador original em seu mundo e o mundo atual, através do material existente no universo atemporal do inconsciente, é uma possibilidade de união de universos distintos e separados no espaço-tempo, mas que podem convergir em conteúdos universais, carregando as mesmas angústias, imagens e talvez o poder de comunicação através dos arquétipos.

Aí entra Jung e a Psicologia Analítica .....
 
Abaixo algumas fotos da apresentação e os slides que ilustram o estado da pesquisa.







Os slides da apresentação podem ser visualizados Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário