segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

2014 (RE) Começando com Jung e Nijinsky

A primeira postagem do ano não poderia ser outra que não Jung e Nijinsky, os dois homens, pensadores e criadores que são a origem deste blog, do meu caminho de pesquisa e criação artística.

Carl Gustav Jung
"Aquele que busca a si mesmo quase sempre se sente à deriva, traçando um curso entre a luz e as trevas, mas em última análise movido por correntes invisíveis do interior mais profundo." (Dunne, 2012, p.112)
"O próprio inconsciente não é ardiloso nem mau - é sua natureza, ao mesmo tempo bela e terrível. [...] A melhor maneira de lidar com o inconsciente é a criatividade." (Jung apud Dunne, 2012, p.112)

Imagem feita por Jung para o Livro Vermelho

Vaslav Nijinsky

"[...] se ouvira falar de um novo bailado, obra de Nijinsky. O programa mencionava a música de Debussy, L'aprés midi d'un Faune, por sua vez inspirada na deliciosa écloga de Mallarmé. Como é que aquele jovem russo interpretaria a Grécia, apoiando-se nos dois mestres franceses? Qual seria a sua concepção? Sim. Não havia dúvida que se esperava qualquer coisa inteiramente diferente dos bailados de Fokine; mas ninguém suspeitava que se iria ver uma nova forma de Arte." (Nijinsky, R. 1948, p.140-141)

Nijinsky em L'aprés midi dun Faune
Fontes:
DUNNE, C. Carl Jung: Curador Ferido de Almas. São Paulo: Alaúde, 2012.
Nijinsky, R. O Diário de Nijinsky. São Paulo: José Olympio, 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário