quinta-feira, 14 de março de 2013

Sonho é Criação

Desenho de Jung pertencente ao Livro Vermelho


Sonho é Criação, é o nome da disciplina que começo este semestre e que na primeira aula já me envolveu e revolveu tanto, que gerou texto, imagens, desejos e ações. Também uma nova página!
Adilson Nascimento de Jesus, é o responsável pela disciplina, pela felicidade em que estou, pela reaproximação com o inconsciente, reaproximação com minha Dança e por uma comunhão de pensamentos e intuições.
Professor Pós-Doutor e Pesquisador da Faculdade de Educação da UNICAMP, "Dança, estuda e pesquisa a Imagem, a Imaginação, a Fantasia e o Sonho como formas de Educação e Autoconhecimento. Atualmente pesquisa o Sonho como processo original de criação em dança. Desenvolve o trabalho de Vivências Corporais como base de sua criação. Dança e pesquisa o Butoh. Realiza criações em videodança. Integrante do Grupo Estudos Audiovisuais - OLHO, e coordenador do Grupo de Estudos em Dança - GEDAN."(Fonte: http://www.fae.unicamp.br/olho/adilson.html)
Sua aula, foi uma aula-espetáculo, onde sai como se sai de um ritual espetacular. Durante três horas, Adilson falou, lembrou, moveu, dançou, emocionou. Foi emocionante ver o artista se desnudar, expor seus caminhos, histórias, dúvidas, sensações e emoções.
O artista é movido pelo turbilhão do inconsciente. Aceitou o chamado (ou a cutucada) e ao longo de sua experiência, vai percebendo situações, ocorrências e sincronicidades. Nada é por acaso, nem os sonhos mais terríveis. Tudo é parte do que é necessário viver, e sofrer .........se preciso for.
Encontrei em suas palavras, meus relatos e experiências proximais. Dividimos muito, dividimos um universo místico, religioso, sublime, misterioso, sagrado, perturbador, envolvente e simbólico
Foi muito curioso que enquanto Adilson falava e movimentava-se, um gesto seu deflagrou a imagem do sonho da noite passada. Ele mexeu os dedos, esfregando o polegar nos outros dedos, e foi como se tivesse dado um toque na corda de um instrumento, e esse toque tivesse a capacidade de desnudar a música que se iniciaria. Pude vislumbrar o sonho que tinha perdido com esse seu pequeno gesto.
Mágico!

Fonte da Imagem: http://beautiful-grotesque.posterous.com/liber-novus-the-red-book-of-carl-jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário