sábado, 30 de março de 2013

O Castelo Animado

Hayao Miyazaki é um animador japonês responsável por uma obra simbólica e mitológica. Em suas criações explora o mundo da fantasia abordando a humanidade do homem com suas características arcaicas e instintivas. Usando a mitologia e as lendas japonesas como cenário e tema, constrói um universo mágico com extremo cuidado.
Ainda movida por cenas, falas e melodias simbólicas, compartilho o trailler do filme e sua trilha sonora.


Trailler do filme




Tema Principal do filme


sexta-feira, 29 de março de 2013

50 anos de 40 horas




O ano de 2013 marca os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, no município de Angicos. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos, programaram conferências e apresentações culturais nos dias 2 e 3 de abril.

A programação será aberta na terça-feira (2), a partir das 14h30, no auditório central do Campus Angicos da UFERSA, com apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos. Ainda no auditório, às 16h30, o ex-coordenador de círculo de cultura, Dr. Marcos José de Castro Guerra, fará conferência com o tema: “AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?”

Para acessar a matéria completa e a programação do evento clique aqui


quinta-feira, 28 de março de 2013

Excalibur

As imagens são poderosas formas de construção e de conexão. Vindas de muitos lugares, entram em sintonia com o nosso universo sensível, quando permitidas, desdobrando-se em poderosos universos simbólicos.
Assistir ao filme Excalibur de John Boorman para mim, teve esse efeito. O filme rico em imagens e símbolos desdobrou-se em rascunhos de desenhos e palavras. Em uma atitude contemplativa e participativa, permiti que as imagens me invadissem, e que alguns símbolos sobresaíssem em minha percepção, talvez relacionados a minha vivência e ao meu inconsciente.
“Contemplar não é opor-se à vontade, é seguir um outro ramo da vontade, é participar da vontade do belo, que é um elemento da vontade geral.” (Bachelard, 2002, pág. 32)
Fiquei repleta de imagens, imaginações e devaneios, e perdida nestas divagações, lembrei de uns escritos sobre a imagem e a imaginação que redigi há alguns anos.
Os links para os desenhos, assim como o texto sobre a imaginação estão na página "Sonho é Criação".
Abaixo algumas imagens do filme:



Fontes das Imagens:
http://www.interfilmes.co/filme_v4_13305_Excalibur.html#Imagens

Copos que se Sustentam

O Processo de Dança - Educação no Colégio Estadual Cardoso Fontes resultou em uma Performance apresentada na culminância do Projeto "Sustentabilidade:ideal de alguns, obrigação de todos". Na página "Dança - Educação Cardoso Fontes" pode visualizar todo o processo. Posto agora as fotos da apresentação e o vídeo do ensaio pode ser visto aqui

Performance: Copos que se Sustentam
Criadoras- Interpretes: Stephanie Felix e Adriana Barcellos
Direção: Adriana Barcellos
Trilha Sonora: João Nabuco - Os Carvoeiros
Fotos de Laura Fontana










terça-feira, 19 de março de 2013

A Mitologia pessoal......





Biurá - contas de sonhos filmagem realizada no jardim Botânico do Rio de Janeiro

 Pensar que um mito rege meu caminho, me levou a pensar sobre o rumo que sigo, o que me atrai, me emociona e me afeta. Ainda não reconheço esse mito em uma imagem, símbolo ou história. Acredito que o mito tem o arquétipo como centro. Com esse viés identifico a Anima, a morte e a minha sombra (o homem de preto) como elementos que parecem viver com grande profusão dentro de mim, me desordenando e baguçando o que tento manter arrumado.
"Ele (Jung) mostrou que a vida está vinculada ao mito de modo a podermos avançar por um caminho evolutivo que nos leve a fonte espiritual. É por isso que o mito permanece mais próximo de nós que a respiração, mais próximo que nossas mãos e pés. Acredito que ele está embutido em nosso ser. O mito não é uma quimera conceitual imaterial. Ele está codificado nas células e fluidos, nos mares do inconsciente. O mito reside em nosso dedinho e em nossa coluna tanto quanto o espírito. garante-nos acesso ao DNA da psique humana, aos padrões originais do nosso ser. Ele nos dá a chave de nossa existência pessoal e histórica. Sem chaves míticas, como Jung continuamente nos mostrou, não teríamos cultura ou religião, nem arte, arquitetura, teatro, ritual, epopéias, costumes sociais ou desordens mentais." (Dunne, 2012, p.18)
É interessante pensar nas vidas que se desdobram pelas proximidades da minha vivência como mitologias ligadas aos arquétipos, que podem ou não me alterar.


Imagem feita por Jung para o Livro Vermelho
Fontes: DUNNE, C. Carl Jung: curador ferido de almas. São Paulo: Editora Alaúde, 2012. 
Imagem: http://beautiful-grotesque.posterous.com/liber-novus-the-red-book-of-carl-jung

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sonhos em Pensamento

Depois da euforia inicial da primeira aula, algumas palavras escritas e ouvidas (que se desdobraram em idéias) ficaram soando e reverberando; fazendo ecos em meus dias. Acho que encontraram respostas em algo que eu não reconheço em mim, ou pior (melhor?) reconheço, mas não admito.
O sonho (enquanto conceito) ficou revirando na minha consciência desperta e fiquei divagando sobre essa aventura que se constrói com tantos mitos, heróis, cores, sombras e medos, além de algumas paragens e personagens que insistem em se manter no desenrolar dos dias e das noites.
O sonho poderia ser comparado a um portal que se abre e é possível ver um universo que existe em outra dimensão. Esta brecha parece ter um tempo de existência, e uma vez fechada a porta, o acesso é limitado.
Este universo carrega as vezes sentimentos de estranheza, por pertencerem ao mundo dos símbolos, e não seguirem as lógicas estabelecidas pelo universo material. O encontro com essas camadas profundas da alma, pode ser mágico, envolvente, revelador,  assustador, pessoal, sagrado e criador.
Criador de movimentos, de conhecimentos, de atitudes e ações.


Thomas Barbley
Fonte da Imagem:http://highlike.org 
Data de Acesso: 18 de Março de 2013 

I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire





Em Fevereiro, aconteceu em Natal o I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire. Idealizado por Hailton mangabeira e Inez Helena, o Seminário propôs um momento de Diálogo e trocas entre os educadores que perpetuam e atualizam o pensamento do educador Pernambucano nas mais variadas áreas.
Nessa perspectiva aconteceu o Minicurso intitulado: "A Dança na escola: uma proposta de construção corporal através do pensamento de Paulo Freire". Ao final do Minicurso aconteceu uma apresentação das participantes com duas frases coreográficas e uma interação com o grupo de Bambelô  do Mestre Sérvulo Teixeira.
Compartilho abaixo a postagem feita por Hailton Mangabeira em seu blog: http://www.hailtonmangabeira.blogspot.com.br/

Seminário Internacional Paulo Freire idealizado por Hailton Mangabeira foi sucesso!

Seminário Internacional Paulo Freire idealizado por Hailton Mangabeira foi sucesso! Idealizado por Hailton Mangabeira e elaborado juntamente com Inez Helena, da UFF - Universidade Federal Fluminense, o seminário foi sucesso de crítica e público. Várias instituições participaram como parceiras: PALAVRAMUNDO, SINTE/RN, SINTE/RN - Núcleo São Gonçalo do Amarante, FECOMÉRCIO/RN, Editora Paulinas, Secretaria Municipal de Educação de Natal, IFRN - Campus Cidade Alta, Mandato Fátima Bezerra, Mandato Fernando Mineiro, 2E Publicidade, CENPAF, Mandato Hugo Manso.
Palestrantes de Cuba, Argentina e Portugal, juntamente com palestrantes nacionais, oriundos de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e do Rio Grande do Norte debateram sobre os 50 anos do projeto pioneiro desenvolvido por Paulo Freire em Angicos/RN.
Além do seminário, houve 08 minicursos voltados para a pedagogia freireana, inclusive um de dança, ministrado pela doutoranda Adriana Barcellos, da UNICAMP, que fez uma interação com o grupo de Bambelô do mestre Sérvulo Teixeira.
Também houve uma programação cultural, com cordel, com Hailton Mangabeira, Boi de reis, com a Cia. Interart de Teatro de Lagoa do Sítio I, Macaíba e do Bambelô, do mestre Sérvulo Teixeira, de São Gonçalo do Amarante.
O encerramento teve a presença da Dep. Federal Fátima Bezerra, do Dep. Estadual Fernando Mineiro e de Dr. Marcos Guerra, momento marcante e de grande emoção para todos os presentes. Marcos Guerra que, em 1963, foi escolhido por Paulo Freire para coordenar os universitários para atuarem no programa de alfabetização em Angicos.
No dia 23/02, visitamos Angicos, com todos os palestrantes, na UFERSA, participamos duma solenidade organizada pelo Profº Éder Jofre e a Profª Rita, onde encontramos vários ex-alunos de Paulo Freire que participaram do programa de alfabetização em 1963.
Na volta para Natal, passamos pelo Monumento aos Mártires de Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante, onde fomos recepcionados por Marta Helena e Eliane.
Mesa de abertura do evento

Apresentação de Boi de Reis com a Cia. Interart de Teatro de lagoa do Sítio I

Apresentação de Hailton Mangabeira
No endereço acima é possível ver mais fotos do evento.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sonho é Criação

Desenho de Jung pertencente ao Livro Vermelho


Sonho é Criação, é o nome da disciplina que começo este semestre e que na primeira aula já me envolveu e revolveu tanto, que gerou texto, imagens, desejos e ações. Também uma nova página!
Adilson Nascimento de Jesus, é o responsável pela disciplina, pela felicidade em que estou, pela reaproximação com o inconsciente, reaproximação com minha Dança e por uma comunhão de pensamentos e intuições.
Professor Pós-Doutor e Pesquisador da Faculdade de Educação da UNICAMP, "Dança, estuda e pesquisa a Imagem, a Imaginação, a Fantasia e o Sonho como formas de Educação e Autoconhecimento. Atualmente pesquisa o Sonho como processo original de criação em dança. Desenvolve o trabalho de Vivências Corporais como base de sua criação. Dança e pesquisa o Butoh. Realiza criações em videodança. Integrante do Grupo Estudos Audiovisuais - OLHO, e coordenador do Grupo de Estudos em Dança - GEDAN."(Fonte: http://www.fae.unicamp.br/olho/adilson.html)
Sua aula, foi uma aula-espetáculo, onde sai como se sai de um ritual espetacular. Durante três horas, Adilson falou, lembrou, moveu, dançou, emocionou. Foi emocionante ver o artista se desnudar, expor seus caminhos, histórias, dúvidas, sensações e emoções.
O artista é movido pelo turbilhão do inconsciente. Aceitou o chamado (ou a cutucada) e ao longo de sua experiência, vai percebendo situações, ocorrências e sincronicidades. Nada é por acaso, nem os sonhos mais terríveis. Tudo é parte do que é necessário viver, e sofrer .........se preciso for.
Encontrei em suas palavras, meus relatos e experiências proximais. Dividimos muito, dividimos um universo místico, religioso, sublime, misterioso, sagrado, perturbador, envolvente e simbólico
Foi muito curioso que enquanto Adilson falava e movimentava-se, um gesto seu deflagrou a imagem do sonho da noite passada. Ele mexeu os dedos, esfregando o polegar nos outros dedos, e foi como se tivesse dado um toque na corda de um instrumento, e esse toque tivesse a capacidade de desnudar a música que se iniciaria. Pude vislumbrar o sonho que tinha perdido com esse seu pequeno gesto.
Mágico!

Fonte da Imagem: http://beautiful-grotesque.posterous.com/liber-novus-the-red-book-of-carl-jung

domingo, 10 de março de 2013

Jung fala sobre a Arte

Mandala feita por Jung
 
“A relativa inadaptação do artista significa para ele uma vantagem real, permite-lhe permanecer afastado da estrada principal, seguir seus próprios anseios e encontrar aquilo de que os outros, sem o saber, sentiam falta. Assim como no indivíduo a unilateralidade de sua atitude consciente é corrigida por reações inconscientes, a arte representa um processo de autorregulação espiritual na vida das épocas e das nações”. (C. G. Jung)
 
Desenho de Jung 'Window of Eternity" pertencente ao Livro Vermelho
 Fonte das Imagens: http://beautiful-grotesque.posterous.com/liber-novus-the-red-book-of-carl-jung