quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sonhos



A Lifetime Photograpy -  Mila Kucher


"Os sonhos fornecem informações extremamente interessantes a quem se empenhar em compreender o seu simbolismo. O resultado, é verdade, pouco tem a ver com preocupações mundanas como comprar e vender. Mas o sentido da vida não é explicado pelos negócios que se fez, assim como os desejos profundos do coração não são satisfeitos por uma conta bancária."

C.G.Jung

Desde que entrei em contato com Jung e a Psicologia Analítica, os sonhos, que já eram intensos e frequentes em minhas noites, passaram a ocupar momentos dos meus dias também. Segundo Jung, os sonhos tem uma importância simbólica, as vezes se antecipando aos acontecimentos. Nunca me preocupei muito com a predição e sim com os símbolos que surgiam, e no que eles me provocavam de sensações, reflexões e criações; sinalizando o movimento e o percurso da minha psique, que gosto de pensar como "o meu eu".

As vezes, os sonhos me deixam por um tempo sossegada e sem avisar retomam a linguagem silenciosa que me revolve. No período da pesquisa no Mestrado onde idealizei e construi um processo coreográfico baseado nos sonhos que aconteciam simultaneamente a pesquisa, vivi uma torrente de imagens que foram assumindo formas e se transformando em movimento. Depois da pesquisa não fui capaz de abandonar meus sonhos e sempre que eles retornam, sinto-me movida por essa força tão potente que é o inconsciente, movedor deste blog.

Essa postagem tem a ver com esse retorno, o sonho que reapareceu, e com ele uma figura que faz parte de mim, eu o chamo "O homem de preto".

"[...] Não sei onde isso começa, pois tenho a sensação de uma história que aconteceu e se perdeu. A única parte que lembro, é a de que eu estou na casa dos meus pais em Petrópolis, sózinha. É verão ao entardecer, o sol já se pôs e a tarde é clara com um céu azul muito pálido. A casa é grande com muitas janelas e portas de vidro, o que traz uma sensação de transparência muito grande, está tudo aberto por que faz calor. Uma encomenda vai ser entregue e eu tenho que recebê-la, no entanto, quando a encomenda chega, eu sinto um medo muito grande, corro e tranco uma das portas abertas. Através da vidraça vejo parte das pernas de um homem (o entregador) que usa calças listradas (azul e branca). Só vejo parte por que ele é um gigante o que me dá mais medo ainda, e a roupa que usa é de alguma instituição de internação, não sei se hospital, ou prisão. Tento me esconder na sala de estar atrás de algumas caixas, onde me abaixo e fico quieta segurando a respiração. Pelo vidro aberto da porta, um outro homem estica o pescoço e parece me ver. Ele também veste a mesma roupa listrada, só não é gigante e no quintal tem mais quatro homens. Sinto um desespero muito grande de ser descoberta e de repente parece que eu uso também a mesma roupa. Acordo assustada." (01/01/2013)
Nesse sonho, identifico "O homem de preto" como o homem que estica o pescoço para me ver, como se presentisse minha presença, e pudesse me ameaçar.

Fonte da imagem: http://highlike.org

Data de Acesso: 03/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário