sábado, 27 de agosto de 2016

Dia do Psicólogo


"Skizo", Fotografia de Stefan Patay
 Hoje, 27 de agosto é comemorado o dia do Psicólogo.
Apesar de não ser Psicóloga, há algum tempo comemoro e reverencio este dia, pela feliz descoberta, não só de uma área de conhecimento, mas de um universo simbólico, carregado de nuances de vida, de perfumes, sonhos, novas danças, muito saber e de pessoas sensíveis e amigas que conheci e acolhi no coração.
Este ano esta comemoração tem um sabor especial, pelo fechamento de um ciclo que se iniciou há 13 anos, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com a pessoa que viria a se tornar além de orientadora, amiga, parceira e cúmplice, Elisabeth Bauch Zimmermann.
Tudo começou em 2003, quando pela primeira vez aventurei-me como aluna especial em uma disciplina que falava de criação e alguma coisa relacionada a inconsciente, que eu não entendia muito bem o que era, mas que parecia interessante e soava simpático. Não imaginava que este momento abriria um portal em minha vida, onde tudo se modificaria, a começar por mim. Elisabeth me apresentou Jung e sua teoria, a Psicologia Analítica: universo vasto, difícil, mas extremamente imagético que assumiu uma forma potente e criadora em meus dias.

"Biurá - contas de sonhos", Fotografia de David Abreu
Nestes treze anos, arrisco a dizer que quase tudo mudou em minha vida. Os acontecimentos e sonhos, passaram a ter outro valor; a vida passou a falar-me mais ao pé do ouvido, pelos ventos, flores, raízes, sorrisos e olhares. A dança transformou-se em meu corpo, potencializando movimentos e alcançando sentidos antes inexplorados. A arte transbordou pelos meus poros em fazeres que antes não me imaginava capaz.
Hoje vislumbro a construção de um caminho de pesquisa que se iniciou naquela disciplina em 2003, onde nasceu o primeiro espetáculo coreográfico baseado em imagens do inconsciente: “Skizo”. Depois dele, vieram anos de estudo e mergulhos no universo de Jung; o Mestrado e a construção de “Biurá – contas de sonhos”. Mais anos, mais estudos e a finalização do Doutorado com “faun.e”.

"faun.e" Fotografia de Rodrigo Faria
Neste caminho tenho muito a agradecer aos amigos junguianos que me acolheram e compartilharam muito do seu conhecimento em simpósios, congressos, aulas, palestras, cafés, filmes, longas conversas, longos abraços, cantorias matinais, sorrisos acolhedores e muito daquele inconsciente que fala, insinua, produz imagens e sincronicidades.
Parabéns amigos Psicólogos, e pelos simpatizantes deste universo. Obrigado por tanta vida nesta vida.
 Elisabeth Zimmermann, Liliana Valéria Abeid, Andréa Cunha, Raul Marques, Paulo Baeta, Fabiana Binda, Joel Giglio, Lunalva Chagas, Elizabeth Mello, Maddi Damian, Gladys Schincariol, Priscila Martins, Loiva Kerber, Adilson Nascimento, Tânia Villarroel, Cecília Zanatta (in memoriam), Durval Luiz de Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário