domingo, 14 de abril de 2013

O Fauno



Depois da minha conversa com Beth (Elizabeth Zimmermann, minha fada madrinha, inpiradora e orientadora) fui procurar algumas histórias e imagens do Fauno. Encontrei algumas interessantes, com relatos de mitos que se misturam. Será necessária uma pesquisa profunda para entender o seu real significado e importância, na relação com a criação de Nijinski e para mim, em minha futura construção.

"Fauno (do latim Faunus,"favorável"ou também Fatuus,"destino"ou ainda "profeta").Na mitologia romana,era o Rei do Lácio que foi transformado em Deus.O mito do fauno sofreu muitas transformações,decorrente a cultura grega e até mesmo a romana.O nome Fauno era usado para demoniar três personalidades,eram eles:Pã(Deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores),Silvano(Deus das florestas)e Fauno rei de Lácio.
Uma das representações mais famosas do Fauno talvez seja a de Sátiros.Que era a entidade da natureza com o corpo metade humano e metade de bodes.Na mitologia dos povos gregos, os sátiros (em grego, Σάτυροι, Sátyroi, talvez relacionado ao grego sathê, "pênis") são divindades menores da natureza com o aspecto de homens com cauda e orelhas de asno ou cabrito, pequenos chifres na testa, narizes achatados, lábios grossos, barbas longas e órgãos sexuais de dimensões bem acima da média - muito freqüentemente mostrados em estado de ereção.Viviam nos campos e bosques e tinham freqüentes relações sexuais com as ninfas (principalmente as Mênades, que a eles se juntavam no cortejo de Dionísio), além de copularem com mulheres e rapazes humanos, cabras e ovelhas.
Apesar de serem divindades,os faunos são mortais."



FONTES:
http://osdeusesantigos.blogspot.com.br/2012/04/fauno.html
http://gatomistico.blogspot.com.br/2008/08/o-fauno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário